A cidade de Lamego vai ser o ponto de encontro de alguns poetas proeminentes do cenário literário português. A iniciativa "Lamego - Cidade Poema" promete reunir na conferência "O estado da leitura em Portugal - da edição ao leitor" poetas consagrados que se propõem debater a poesia e o estado da arte. O emblemático Teatro Ribeiro Conceição, a mais bela sala de espetáculos da região duriense, acolhe esta conferência, na tarde de 28 de abril, às 16 horas. À conversa estarão José Pedro Leite, Marta Bernardes, André Domingues, Carlos Mota Cardoso, Eduardo Leal, Renato Filipe Cardoso, Virgínia do Carmo, Lídia Borges e Aurora Simões de Matos, com moderação de André Freire. No sábado à noite, a poesia passa o testemunho à música e sobe ao palco o cantor "Vítor Blue".

Organizado pela Câmara Municipal de Lamego - Pelouro da Cultura e pela Rede de Bibliotecas, o projeto "Lamego - Cidade Poema", de características inéditas e originais na região, contempla ainda a realização da iniciativa "Poemas com Melodia". No dia 27, o Teatro Ribeiro Conceição acolhe duas sessões para os jovens alunos de diversos estabelecimentos de ensino. Por entre as melodias poéticas de "Vítor Blue", serão orquestrados alguns poemas da autoria dos alunos. Cada sessão terminará com uma breve palestra do poeta e editor José Pedro Leite.

Integrada na programação da "Semana da Leitura", "Lamego - Cidade Poema" constitui uma das grandes apostas, na vertente literária, do Pelouro da Cultura, de modo a criar um evento de referência no nosso país.